Catedral de Tubarão
Ampliar
Catedral de Tubarão.

UM POUCO DA SUA HISTÓRIA

A Diocese de Tubarão foi desmembrada da Arquidiocese de Florianópolis, abrangendo todo o sul do Estado de Santa Catarina. O mentor da criação da diocese foi Mons. Bernardo Peters que, em 1954, por ordem do Arcebispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, reuniu as primeiras documentações.

Dom Joaquim amou, protegeu e fez crescer a Igreja de Deus no sul de catarinense. Ele nos fez maduros para merecermos uma nova Diocese, pois o povo desejava pertencer e participar de uma Igreja mais vibrante. Fazia-se necessário a criação de uma Diocese no sul do Estado. A idéia foi lançada. A semente germinou e floresceu. Assim a Diocese de Tubarão foi criada, pelo Papa Pio XII, com a Bula Pontifícia: “Viget Ubique Gentium”, datada de 28 de dezembro de 1954 e instalada, solenemente, em 15 de agosto de 1955, quando Dom Anselmo Pietrulla – OFM assumiu como Primeiro Bispo diocesano.

Copyright © 2010. Diocese de Tubarão. Todos os direitos reservados.